História

Nossa Origem

O Grupo UTEI tem sua origem no Ceará com atuação nacional. Nosso trabalho é voltado a garantir que as grandes empresas possam inovar de forma ágil e sustentável. Com as operações iniciadas em 2014, o Grupo se consolidou no mercado nacional com foco em inovação tecnológica contando com um portfólio envolvendo grandes grupos nacionais e multinacionais, sendo uma das poucas empresas no Brasil com capacidade de atender toda a jornada do cliente a partir da ideia até o lançamento de um produto tecnológico.

O nosso Grupo foi fundado pelo Engenheiro Helton Nogueira Uchoa e já nasceu com um extenso portfólio no desenvolvimento de projetos corporativos. Com 2 décadas de atuação no mercado nacional de tecnologia, o nosso fundador criou novos conceitos e produtos premiados que se tornaram referência para grandes empresas. Estes produtos foram desenvolvidos dentro de elevados padrões de qualidade, normalmente envolvendo as seguintes etapas: mapeamento e redesenho de processos de negócios, modelagem e especificação de sistema e desenvolvimento através de fábrica de software.

Desde 2016, o Grupo vem redesenhando o modelo de negócio desenvolvendo novos projetos internos para mercados em expansão: inteligência artificial, educação gamificada, etc.

Em 2018, o Grupo entrou no mercado de Internet das Coisas (IoT) com o projeto SphereBot, um robô em formato de esfera com arquitetura aberta e customizável para inúmeras aplicações envolvendo aprendizado de máquina. Neste mesmo ano, o Grupo UTEI se consagrou no segmento de inovação do Ceará quando este projeto foi escolhido como um dos 3 destaques do programa de pré-aceleração do SEBRAE/CE e um dos 5 qualificados para integrar o Hub de Inovação do Banco do Nordeste. Este projeto foi a base para criação da startup Globusbot que pertence ao Grupo UTEI e atua no desenvolvimento de plataformas que integram GIS (Geographic Information System) e AI (Artificial Intelligence).

Em 2019, o Grupo observou uma oportunidade de construir um projeto de impacto social para atender um grande problema local: apenas 3% dos jovens formados nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará ingressam no mercado de trabalho. A ideia passou pelo Startup Weekend Sustainable e se transformou num projeto denominado Mídia Criativa. Para poder ser colocado em prática, contou com o patrocínio do Grupo CADIC e com o apoio dos gestores do Hub de Inovação do BNB. O projeto trabalhou com um grupo de estudantes de duas escolas estaduais e conseguiu encaminhar ao mercado de tecnologia mais de 50% destes jovens. Depois desta jornada de sucesso, o patrocinador encaminhou o projeto para concorrer ao prêmio de sustentabilidade da ENEL e, no dia 11/12/2019, o resultado trouxe uma fabulosa surpresa para o Ceará com o 1º lugar na categoria Market.

Atualmente o Grupo UTEI está conectado a inúmeras startups com um grande portfólio de inovações que podem transformar qualquer tipo de negócio. Este potencial de inovação tem sido disponibilizado para todo o Brasil e tem colaborado no desenvolvimento principalmente das empresas da região Nordeste.